Por um 2014 mentalmente mais forte

Amigos, nesse período favorável às reflexões, balanço de vida, promessas e propósitos, sugiro o texto abaixo, traduzido da revista norte-americana Forbes, uma das publicações mais importantes do mundo. Acredito muito em cada um desses 13 tópicos. E se, para você, algum deles não fizer sentido agora, arrisco dizer que um dia fará. 😉

Desejo mais que boa leitura. Sugiro que você busque ter uma mente mais forte em 2014. Para a sua felicidade e o bem das pessoas que você ama.

Abraço grande!

Juliano Rigatti

***

Pessoas com mentes fortes conservam hábitos saudáveis lidando com suas emoções, pensamentos e comportamentos de forma a empoderá-los para o sucesso na vida. Mas não só. Tão importante quanto saber o que fazer, é saber o que se deve evitar. Veja lista de 13 coisas que pessoas com mentes fortes não fazem:

1) Elas não perdem tempo sentindo pena de si mesmas
Pessoas de mentalidade forte não ficam sentindo pena de suas circunstâncias ou como os outros as trataram. Ao invés disso, elas assumem a responsabilidade por suas ações e resultados e compreendem que a vida nem sempre é fácil ou justa. Esse tipo de pessoa é capaz de emergir de situações difíceis com consciência e gratidão pelas lições aprendidas.

2) Elas não se deixam dominar
Elas não permitem que os outros as controlem, tenham poder sobre elas e as façam sentirem-se inferiores ou ruins. Elas não dizem coisas como “Meu chefe me faz sentir mal”, porque elas compreendem que estão no controle das suas emoções e possuem a escolha de como reagir.

3) Elas não evitam as mudanças
Pessoas mentalmente fortes aceitam as mudanças e dão boas-vindas aos desafios. Seu maior medo, se houver um, não é do desconhecido, mas de tornarem-se conformadas e estagnadas. Um ambiente de incerteza ainda pode energizar uma pessoa mentalmente forte e trazer para fora o seu melhor.

4) Elas não gastam energia com coisas que não podem controlar
Você não ouve uma pessoa mentalmente forte reclamando da mala perdida ou do trânsito. Ao invés disso, elas focam naquilo que podem controlar em suas vidas. Elas reconhecem que, algumas vezes, a única coisa que podem controlar, é sua atitude.

5) Elas não se preocupam em agradar todo mundo
Pessoas mentalmente fortes reconhecem que não precisam agradar todo mundo o tempo todo. Elas não têm medo de dizer “não” ou falar quando é necessário. Elas buscam ser gentis e justas, e mesmo que alguém se chateie, serão capazes de manter o comportamento e a opinião.

6) Elas não têm medo de assumir riscos calculados
Elas não pulam de cabeça em riscos tolos, mas não se importam de assumir riscos calculados. Pessoas mentalmente fortes investem tempo pesando os riscos e benefícios antes de tomar uma grande decisão, e avaliarão muito bem as potencias desvantagens e os piores cenários antes de tomar uma atitude.

7) Elas não renegam o passado
Pessoas mentalmente fortes não gastam tempo renegando o passado e desejando que as coisas tivessem sido diferentes. Elas reconhecem o passado e até admitem que aprenderam com ele. Entretanto, elas não revivem constantemente as decepções do passado ou nas fantasias dos “dias de glória”. Ao invés disso, elas investem a maior parte da sua energia na criação de um presente e futuro melhor.

8) Elas não cometem o mesmo erro várias vezes
Pessoas mentalmente fortes aceitam a responsabilidade por seu comportamento e aprendem com os erros do passado. Como resultado, elas não ficam repetindo os mesmos erros sempre, esperando um resultado diferente. Este tipo de pessoa segue em frente e toma as melhores decisões para o futuro.

9) Elas não ficam ressentidas pelo sucesso alheio
Pessoas mentalmente fortes conseguem apreciar e celebrar o sucesso na vida de outras pessoas. Elas não ficam invejosas ou se sentem trapaceadas quando outros as superam. Ao contrário, trabalham duro para as suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.

10) Elas não desistem depois da primeira falha
Pessoas mentalmente fortes não percebem uma falha como razão para desistir. Elas procuram entender como uma experiência de aprendizagem sobre o fracasso pode colocá-las mais perto de seus objetivos finais.

11) Elas não temem a solidão
Pessoas mentalmente fortes conseguem tolerar a solidão e elas não temem o silêncio. Elas não têm medo de ficarem sozinhas com seus pensamentos e elas podem usar esses momentos para refletir, planejar e serem mais produtivas. Elas curtem sua própria companhia e não são dependentes de outros o tempo, mas conseguem ser felizes sozinhas.

12) Elas não acham que o mundo deve alguma coisa a elas
Pessoas mentalmente fortes não acham que os outros deveriam cuidar delas ou que o mundo deveria dar alguma coisa a elas. Ao invés disso, elas buscam oportunidades baseadas em seus próprios méritos.

13) Elas não esperam resultados imediatos
Seja trabalhar para melhor sua saúde ou tirando um negócio do papel, pessoas mentalmente fortes não esperam por resultados imediatos. Elas celebram o avanço de cada etapa como um incremento do caminho do sucesso. Elas aplicam suas habilidades e seu tempo às melhores de suas ações e compreendem que mudanças reais levam tempo.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Genéricos

Uma resposta para “Por um 2014 mentalmente mais forte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s