Sobre vencer

Aquela tinha tudo pra ser uma formatura igual a todas as outras. Administração de Empresas com ênfaseem Recursos Humanos. Na Unisinos,
em São Leopoldo, cidade distante de Porto Alegre uns 30 km. 

Todos de pé no grande no auditório da universidade para recepcionar, com inúmeros aplausos, os formandos. Logo depois, o hino nacional seguido do juramento. Em seguida, a leitura da ata e a nomeação de cada formando.Um a um, recebiam o diploma, cumprimentavam as autoridades da mesa e passavam ao microfone. Em geral, agradeciam a Deus, pai, mãe. Amores da vida, amigos e parentes. A todos que de algum modo participaram desta vitória. Quando um dos formandos ouviu seu nome ser exclamado, pôs-se de pé. Como todos. Alegrou-se como todos. A platéia gritou e aplaudiu. Como pra todos. Ergueu os braços, vibrando. Diferente de todos. Desceu as escadas e cada passo revelava sua deficiência física que o impedia de se locomover como a maioria. Não fui perguntar depois que tipo de deficiência exatamente ele possui. Alguma coisa que dificulta o movimento de quase todos os seus músculos, prejudicando inclusive a fala.

Arrumou o microfone com a mão direita. Seus movimentos eram rápidos, curtos, mas defeituosos. Olhou para a frente. O olhar dizia palavras de alegria e de gratidão a todos. A todos. Até mesmo àqueles que duvidaram da legitimidade de sua presença ali, de toga e diploma na trêmula mão esquerda. “Boa noite”, exclamou, letra a letra, com voz firme e em bom tom. “Esta é pra mim uma noite especial. Quero agradecer a todos que contribuíram para que eu chegasse até até aqui.” A fala lenta, interrompida pela respiração quase ofegante, nos trazia ansiedade. Até porque já esperávamos que acabasse logo o discurso que começara como todos os outros. “Quero repetir aqui o que falei aos meus colegas em uma outra oportunidade.” Atenção de todos. “Vencer não é ganhar de alguém, deixar o outro em segundo lugar. Vencer é superar suas próprias limitações. Ser vitorioso é superar seus próprios desafios.
Eu superei muitos para estar aqui esta noite.” Olhou para os colegas, secou a boca pressionando os lábios, e continuou. “Vocês superaram muitos desafios para estarem aqui.” Olhou para a platéia novamente. Deve ter percebido que a maioria já enxugava os olhos úmidos. Deve ter percebido, também, que acompanhavam atentos ainda. Com sorrisos que lhe diziam palavras de elogio, de admiração e de incentivo. “Por isso, hoje estou muito feliz. Muito obrigado.”

Lembrei de cenas clássicas de filmes hollywoodianos. Naquele treze de janeiro eu presenciava um momento único. As palmas se espalhavam aos poucos entre as filas de poltronas emocionadas. Aos poucos, também, todos se colocavam de pé. O som da homenagem, da reverência, soava belíssimo. Minutos depois, sentamos todos. Estávamos cheios de reflexão. Por um instante, naquele instante, o mundo era outro. Diferente. Olhei pro nada. E fiquei olhando. A voz do reitor me despertou.

O senhor de barbas brancas e fala mansa disse que absteria-se de sua fala depois do que havia dito nosso amigo vitorioso. A Unisinos só tinha a agradecer, disse ele, pela lição de vida que deste. O hino riograndense tocou pra encerrar uma solenidade que acabou igual e diferente de todas as outras.

*** Este texto já estava pronto quando se formou minha amiga Bina. Para os milhares que estão lendo este texto (hehe) e que conhecem a Bina, sabem que ela forma um belo casal com o formado ali de cima. Um casal de vencedores, de gente diferente. Porque ama e valoriza a vida de um jeito de causar inveja.Parabéns, Bina jornalista, pela tua grande conquista!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Genéricos

3 Respostas para “Sobre vencer

  1. Bina

    Belo texto… Me fez chorar!
    Obrigado pela homenagem e por fazer parte da minha vida!
    Agora é a tu vez de ser um big jornalista.
    Bjs

  2. Querida, tenho certeza q teras muito sucesso nessa carreira q tah comecando… sempre, so o q precisamos eh acreditar em nossas proprias capacidades. Essa crenca tu tens de sobra. Sucesso!

  3. Elisa

    Que texto maravilhoso! Vou compartilhar com nossos colegas do treinamento. Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s